O TEMA NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DO ENEM



Oi, querido estudante! Você é muito esforçado e por isso precisa saber disso!


A Matriz de Referência para Redação do Enem atribui papel de destaque ao tema, sabia?

As Competências II, III e V consideram a questão temática em todos os seus níveis. Assim, para que o participante tenha um bom desempenho na prova de redação, é essencial que compreenda a proposta de redação e a importância do desenvolvimento do tema proposto.


O participante será avaliado em suas habilidades integradas de leitura e escrita.

Avaliam-se :

. a compreensão da proposta de redação e a aplicação dos conceitos de várias áreas no desenvolvimento do tema na Competência II;

. a seleção, a organização e a interpretação de fatos, opiniões e argumentos mobilizados em defesa de um ponto de vista relacionado ao tema na Competência III;

. a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema na Competência V.


Em 2019, o tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Assim, o participante devia escrever sobre os elementos principais dessa frase temática: cinema e democratização (do acesso), seja do ponto de vista do consumo ou da produção.


Desse modo, se todos esses elementos foram tratados no texto, houve abordagem completa do tema (e diz-se, então, que o texto tratou do tema).


MAS CUIDADO! Às vezes, a pessoa escreve somente sobre um dos elementos que formam a frase temática, ou seja, ela não é tão cuidadosa quanto você será! Nesse caso, entende-se, então, que a abordagem do tema é incompleta ( o texto se refere apenas ao assunto).


Conheçao o meu site www.pnogueira.com


Assim, foram considerados incompletos textos que mencionaram APENAS CINEMA, SEM INCLUIR DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO. ou APENAS ELEMENTOS DO UNIVERSO DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS que não o cinema, com ou sem democratização do acesso a eles. Esses textos são chamados de TANGENTES ao tema,


Ainda assim, caro estudante, esse texto tangente passa por toda a correção de acordo com a Grade Específica de cada uma das Competências, porém sofrerá grande perda na pontuação das Competências II, III e V.


E quando o texto do participante não trata sequer do assunto relacionado à frase temática sofre anulação por “Fuga ao Tema”. Essa situação leva à nota zero.



Gostou do conteúdo? Espero que tenha aproveitado!

Bons estudos!


Pro Paula

0 visualização0 comentário

PNOGUEIRA REDAÇÃO ENEM

CNPJ 32.523.123/0001-01  CEP 04201-000 São Paulo - SP, Brasil

Telefone e Whatsapp 11 99731 3523

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook

©2019 by Coach Paula Nogueira. Proudly created with Wix.com