FUGA AO TEMA! NÃO!



Olá, estudante!


Essa é uma situação muito comum de anulação da redação no Enem. O que isso significa? Significa nota ZERO!


A situação de “Fuga ao Tema” é a mais comum entre as situações que podem levar à nota zero e ocorre quando o participante produz texto que não resvala nem mesmo em assunto ligado à frase temática. A cada edição do Enem, os motivos que levam à “Fuga ao Tema” mudam, visto que a frase temática e os textos motivadores são diferentes a cada ano.


É uma ótima ideia, portanto, compreender os fundamentos que podem levar um texto a essa situação.

Em 2018, o tema da Redação era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Assim, o participante deveria trabalhar em seu texto os elementos principais dessa frase temática:

. manipulação do comportamento do usuário

. controle de dados


A partir de diretrizes estabelecidas pelo Inep, os textos que trataram somente dos tópicos a seguir foram avaliados como “Fuga ao Tema”:

• tecnologia, sem sequer mencionar internet ou qualquer elemento do universo

da internet;

• mídia, sem sequer mencionar internet ou qualquer elemento do universo da

internet;

• outros assuntos, sem sequer mencionar internet ou elemento do universo da

internet.


A partir desses tópicos, observa-se que o participante precisava, minimamente, tratar do universo da internet em seu texto para não ter sua redação avaliada como “Fuga ao Tema”. É claro, né! Isso se deve ao fato de que a INTERNET é o contexto maior proposto pela frase temática, ou seja, é o “território” virtual/digital no qual a manipulação do comportamento do usuário e/ou o controle de dados acontecem.


Assim, compõem o “universo da internet” elementos que auxiliam a contextualizar a abordagem da internet quando, no texto, não se menciona explicitamente esse termo (exemplos: rede, browser, navegador, plataforma virtual, sites, e-mail, WhatsApp, Netflix, Spotify, hackers, haters, trolls, fake news etc.). Tais elementos precisam estar textualizados e remeter de maneira contundente ao referido “universo da internet”.

Ou seja, o corretor não vai deduzir o pensamento do cara que está escrevendo: tem de estar tudo no papel!


ATENÇÃO! BOMBA!

Os textos que trataram do tema ou do assunto da frase temática somente no título foram igualmente considerados “Fuga ao Tema”, pois o título nunca será considerado para avaliação de qualquer uma das Competências (embora conte como linha escrita). Aqui, é importante salientar que as redações que tratam do tema ou do assunto apenas no título e que apenas fazem uso de anáforas, no corpo do texto, como estratégia de retomada desse título (tais como “esse tema”/“ essa questão proposta”) também serão consideradas “Fuga ao Tema”.


É necessário que o participante trate do tema no corpo do texto, viu?!


Você achou importante saber disso?

Então, bons estudos!


Pro Paula

0 visualização0 comentário

PNOGUEIRA REDAÇÃO ENEM

CNPJ 32.523.123/0001-01  CEP 04201-000 São Paulo - SP, Brasil

Telefone e Whatsapp 11 99731 3523

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook

©2019 by Coach Paula Nogueira. Proudly created with Wix.com