FUGA AO TEMA! NÃO!

Olá, estudante!
Essa é uma situação muito comum de anulação da redação no Enem. O que isso significa? Significa nota ZERO!
A situação de “Fuga ao Tema” é a mais comum entre as situações que podem levar à nota zero e ocorre quando o participante produz texto que não resvala nem mesmo em assunto ligado à frase temática. A cada edição do Enem, os motivos que levam à “Fuga ao Tema” mudam, visto que a frase temática e os textos motivadores são diferentes a cada ano.
É uma ótima ideia, portanto, compreender os fundamentos que podem levar um texto a essa situação.
Em 2018, o tema da Redação era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Assim, o participante deveria trabalhar em seu texto os elementos principais dessa frase temática:
. manipulação do comportamento do usuário
. controle de dados
A partir de diretrizes estabelecidas pelo Inep, os textos que trataram somente dos tópicos a seguir foram avaliados como “Fuga ao Tema”:
• tecnologia, sem sequer mencionar internet ou qualquer elemento do universo
da internet;
• mídia, sem sequer mencionar internet ou qualquer elemento do universo da
internet;
• outros assuntos, sem sequer mencionar internet ou elemento do universo da
internet.
A partir desses tópicos, observa-se que o participante precisava, minimamente, tratar do universo da internet em seu texto para não ter sua redação avaliada como “Fuga ao Tema”. É claro, né! Isso se deve ao fato de que a INTERNET é o contexto maior proposto pela frase temática, ou seja, é o “território” virtual/digital no qual a manipulação do comportamento do usuário e/ou o controle de dados acontecem.
Assim, compõem o “universo da internet” elementos que auxiliam a contextualizar a abordagem da internet quando, no texto, não se menciona explicitamente esse termo (exemplos: rede, browser, navegador, plataforma virtual, sites, e-mail, WhatsApp, Netflix, Spotify, hackers, haters, trolls, fake news etc.). Tais elementos precisam estar textualizados e remeter de maneira contundente ao referido “universo da internet”.
Ou seja, o corretor não vai deduzir o pensamento do cara que está escrevendo: tem de estar tudo no papel!
ATENÇÃO! BOMBA!
Os textos que trataram do tema ou do assunto da frase temática somente no título foram igualmente considerados “Fuga ao Tema”, pois o título nunca será considerado para avaliação de qualquer uma das Competências (embora conte como linha escrita). Aqui, é importante salientar que as redações que tratam do tema ou do assunto apenas no título e que apenas fazem uso de anáforas, no corpo do texto, como estratégia de retomada desse título (tais como “esse tema”/“ essa questão proposta”) também serão consideradas “Fuga ao Tema”.
É necessário que o participante trate do tema no corpo do texto, viu?!
Você achou importante saber disso?
Então, bons estudos!
Pro Paula