Como começar a Redação: Qual é o problema? (Dica1)

Atualizado: Jun 12

Fala, Galera! Se você gostar dessa dica super poderosa, recomende a um amigo para ajudar a Pro Paula a levar conteúdo para mais pessoas!


Nesse post, quero compartilhar com você algumas formas práticas de como iniciar a dissertação argumentativa, a redação do vestibular.



Na hora de redação, você, estudante, já deve ter feito essa pergunta ou ouvido essa pergunta: Como eu começo o texto?

Eu sempre uso uma metáfora simples para explicar o que é começar um texto. Como qualquer construção, se não houver planejamento, o resultado será um desastre. Você já viu um engenheiro, arquiteto ou mestre de obras começar seu trabalho simplesmente pegando um tijolo e colocando sobre o outro? Não.

Portanto, deve-se começar a redação pelo PLANEJAMENTO. A seguir, eu dou uma dica super poderosa para fazer o planejamento da sua redação. Confira.



DICA 1

Pergunte: Qual é o problema relacionado a esse tema? Quais são os problemas relacionados a esse tema?


Ao responder, você estará problematizando o tema sobre o qual deverá escrever. Esse é ponto de partida para se posicionar e elaborar a sua tese/introdução.


Por exemplo, se o tema for: Desigualdade racial.

Imigrantes, negros, índios, etc., esses grupos não possuem os mesmos direitos e oportunidades se compararmos com o restante da população brasileira. Isso gera violência, discriminação, desigualdade salarial, entre outros problemas.


Ou, se o tema for: Intolerância religiosa.

A diversidade religiosa no Brasil está relacionada à intolerância de umas com as outras. Um problema comum é a estereotipação e visão errada sobre muitas delas, como islamismo e umbanda e candomblé. Ocorrem muitos conflitos ideológicos, físicos e disputas políticas envolvendo a intolerância que alguns grupos religiosos expressam em relação a outras religiões.


Ou, ainda, se o tema for: Liberdade de expressão da mídia.

Os meios de comunicação possuem grande responsabilidade social. É um problema comum diferenciar nos meios de comunicação a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa. A veracidade das informações, os preconceitos, construção democrática do pensamento coletivo, o monopólio das mídias também são problemas enfrentado pelos meios de comunicação na hora de levar informações ao público.


Ao responder a essa pergunta, estudante, você estará mais preparado para se posicionar. O primeiro parágrafo do texto deve incluir exatamente isso: o seu posicionamento, ou seja, a tese sobre o tema. Quando identificar o problema ou os problemas relacionados ao tema, é hora de seguir para o próximo passo e começar a tese. Falo mais sobre isso em um outro post.


Espero que você tenha gostado dessa dica e que a utilize a partir de agora!


Recomende a um amigo!


Um abraço,


Pro Paula Nogueira


Aproveite e me siga nas redes sociais para saber mais:

INSTAGRAM: @propaulacoach

FACEBOOK: @paulanogueiraprofcoach

YOUTUBE: Pro Paula


0 visualização

4pcoaching@pnogueira.com    Nome da Empresa Paula Nogueira MEI    CNPJ 32.523.123/0001-01

Endereço Comercial: Rua do Fico, 339 São Paulo                 Data estimada de entrega dos produtos: 1 dia útil

©2019 by Coach Paula Nogueira. Proudly created with Wix.com