Como começar a Redação Enem ? Dica 2

O que fazer depois de identificar o problema (ou problemas) relacionado ao tema proposto?

Para fazer uma boa redação, a dica de hoje é responder a uma simples pergunta. Após respondê-la, o texto começará a surgir naturalmente em suas ideias e você poderá se preparar para iniciar o rascunho.



É importante dedicar um tempo apenas para responder a essas perguntas antes de iniciar o rascunho. Assim, haverá muito mais clareza sobre os aspectos principais relativos a um posicionamento, desenvolvimento e conclusão sobre a proposta de redação. Faça essa reflexão em no máximo 5 minutos. Tem de ser rápido, pois ainda é o preparo para o rascunho, que vai sair bem melhor seguindo essas dicas, hein!


Lembrando que, em primeiro lugar, após a leitura super atenta dos textos motivadores (se possível mais de uma vez), deve-se identificar o problema (ou problemas) que aquele tema envolve.


Então, responda a seguinte pergunta:


“Qual é a minha conclusão sobre isso?”


- Ué, Prô Paula, mas começa pela conclusão??????? (Alguém pode estar pensando).


Estudante, isso é só um raciocínio. Nós já temos, em geral, uma opinião sobre os acontecimentos e fenômenos que nos cercam, que fazem parte da nossa vivência. Lembre-se de que, principalmente no Enem, o tema não será novo. Será sempre um tema que decorre da realidade, dos acontecimentos que todos presenciam, dos fatos que os indivíduos testemunham, das situações particulares ou coletivas de quem participam. Por isso, você, estudante, já tem alguma percepção sobre todos os temas que já caíram ou vão cair na Redação do Enem.



Por exemplo, pode-se pensar sobre o que vem à mente quando surge o assunto:


Meio ambiente: o ser humano deve cuidar do meio ambiente, os recursos naturais podem acabar, é preciso desenvolver mais consciência ambiental, o futuro do meio ambiente depende das ações que o cidadão tem hoje.


Gênero sexual: muitas pessoas sofrem agressões por causa dos tabus sobre gêneros sexuais, a sexualidade é um tabu para a família brasileira, deve-se ensinar mais sobre a sexualidade e os preconceitos nas escolas e na mídia.


Raça, etnia: ainda existe muito preconceito no Brasil e no mundo, a escravidão deixou sequelas até hoje como mostram os casos de agressões por causa do pensamento preconceituoso, negros, índios, sofrem discriminação, não tem as mesmas oportunidades.


Religião: religião é cultural, a intolerância religiosa deveria ser mais discutida nas escolas, o cidadão brasileiro deve desenvolver mais consciência sobre a riqueza da diversidade religiosa, não pode haver monopólio político religioso em um país laico.


Corrupção: são notáveis os casos de corrupção no Brasil e isso afeta a geração atual e as futuras gerações, a pequena corrupção do indivíduo colabora para a corrupção cultural, a corrupção impede o desenvolvimento de uma país, a cultura da corrupção na política resulta em um país pobre com mais desafios para resolver os problemas sociais, a corrupção afeta os grupos mais carentes.


Educação: o sucateamento da educação produz indivíduos alienados, o indivíduo sem educação de qualidade é mais vulnerável à exploração, a educação democrática constitui o primeiro passo para a grandeza de uma nação.


Saúde: no Brasil o sistema de saúde sofre com cortes frequentemente afetando a qualidade de vida das pessoas, cuidar da saúde de um país é promover bem-estar social e garantir cidadão que colaborem com a sociedade, a precarização do sistema de saúde é um problema econômico também, enquanto alguns podem pagar por atendimento médico outros (a maioria) sofre com o sistema de saúde precário no país.

Trata-se de grandes assuntos. Sem dúvida, o estudante já pensou alguma vez sobre a maioria deles. São apenas alguns exemplos que podem esclarecer que todos já possuem alguma opinião, mesmo que superficial, sobre temas diversos que afetam o dia a dia do cidadão.


Responda, portanto, “QUAL É MINHA OPINIÃO SOBRE ISSO?” assim que ler uma proposta de redação e surgirão algumas ideias para começar o parágrafo inicial que contém a tese, ou seja, o ponto de vista a ser defendido.

Você gostou dessa dica? Então, compartilhe com um amigo estudante e leve-a para mais pessoas! Assim, você me ajuda e ajuda alguém que vai fazer o Enem esse ano.


Super Abraço!


Pro Paula

Siga também no Instagram, Facebook e YouTube!



101 visualizações

4pcoaching@pnogueira.com    Nome da Empresa Paula Nogueira MEI    CNPJ 32.523.123/0001-01

Endereço Comercial: Rua do Fico, 339 São Paulo                 Data estimada de entrega dos produtos: 1 dia útil

©2019 by Coach Paula Nogueira. Proudly created with Wix.com