Como Começar a Redação - Dica 3

Fala, Estudante! Você já sabe como começar a Redação Enem? Quer saber uma estratégia infalível para começar bem a redação?

Essa é mais uma dica para a redação sair fácil! Para você não emperrar no texto, ok?!



Você leu os textos motivadores, entendeu o tema, identificou o problema principal e já pensa algo sobre isso. Agora é a hora de responder a essas perguntas estratégicas:

Por que isso é um problema? Quais os efeitos desse problema? Essas perguntas levam às causas e consequências!


Ou seja, é simples. O estudante está identificando fatores anteriores ao problema/tema e poderá descrever esse processo de causalidade no texto. Além disso, constata quais são os efeitos disso para o indivíduo e para a sociedade. Poderá, portanto, desenvolver críticas sobre as causas que levam à existência desse problema, bem como criticar os efeitos negativos dele.

(Cronograma Enem! Confira essa ferramenta)

Então, por exemplo, sobre esse tema:


“Consequências da busca por padrões de beleza idealizados”

O problema principal é a busca de padrões estéticos impostos socialmente. Por que isso é um problema? Efeitos desse problema? Isso é um problema porque as mídias negligenciam sua responsabilidade na formação crítica do pensamento dos cidadãos ao veicularem predominantemente conteúdos que refletem esses padrões; porque com o aumento das redes sociais, também houve o aumento da exposição de corpos, rostos e cabelos que refletem justamente essa idealização; porque existem vários riscos para a saúde nessa busca por um padrão estético como complicações cirúrgicas, distúrbios alimentares, distúrbios psicológicos, falta de identidade, insatisfação com a auto imagem, bullying, endividamento, alienação sobre si, sobre outros e sobre as relações sociais.


E sobre esse outro tema:


“Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil”

O problema principal é o desemprego e a informalidade. Por que isso é um problema? Efeitos desse problema? Isso é um problema porque não há planejamento econômico na formação básica formal e informal do indivíduo; porque não há incentivo do governo a economias alternativas comunitárias; porque falta incentivo a empreendimentos sociais porque o sistema de registro e pagamento de taxas dos autônomos é burocrático e demorado; porque falta qualidade na formação profissional e no planejamento de carreira; falhas no sistema econômico aumentam a desigualdade social; em um país com tanta desigualdade social, a maioria tenta sobreviver e é explorada sem sobra de tempo e energia para o desenvolvimento pessoal/profissional; profissionais autônomos fora do radar do governo, e, se por um lado, gastam menos, por outro, perdem alguns direitos como garantias trabalhistas.


(Física?! Aprenda fácil com o Ítalo)


O que você achou dos exemplos?




E não se esqueça: é sobre o planejamento ainda, viu. Esse momento ocorre após a leitura atenta dos textos motivadores e antes do rascunho do texto. O planejamento dura alguns minutos e são os pensamentos iniciais que vão fazer a redação surgir muito mais rápido. Mas não quer dizer que o estudante vai usar todas essas ideias, pois pode escolher dentre elas as que achar mais relevantes ou mais fáceis desenvolver.


Resumindo essa e outras dicas sobre como começar a redação:


Após a leitura atenta e interpretação de cada texto da proposta de redação, o estudante deve partir para a problematização do tema. Já existe um outro texto no blog do site www.pnogueira.com que explica e dá exemplos sobre como identificar o problema. Em seguida, terá condições de resumir o que ele já pensou sobre esse problema. Enfim, deve-se fazer uma lista de prós e contras ou de causas e consequências relacionados ao problema que identificou. A partir disso, vem o rascunho do texto que já está previamente elaborado no raciocínio e agora vai para o papel.


(Resumos incríveis)


Você curtiu essa dica? Inscreva-se nas redes sociais para receber mais e deixe seu melhor e-mail no site para garantir o recebimento.


Um abraço,


Paula

86 visualizações

4pcoaching@pnogueira.com    Nome da Empresa Paula Nogueira MEI    CNPJ 32.523.123/0001-01

Endereço Comercial: Rua do Fico, 339 São Paulo                 Data estimada de entrega dos produtos: 1 dia útil

©2019 by Coach Paula Nogueira. Proudly created with Wix.com