Como Começar a Redação - Dá pra resolver isso? (Dica 4)
Solucione, mesmo que não pareça possível. Se alguém pudesse agir para amenizar esse problema, quem seria e como?

Já escrevi sobre como planejar o texto antes de começar o rascunho e após a leitura atenta em outros textos no site. Agora, para finalizar essa reflexão, vale a pena incluir aí na lista de dicas de como começar a redação Enem e escrever bem, a resposta para esta pergunta: Se alguém pudesse agir para amenizar esse problema, quem seria e como?
(Veja também: Fique fera em física)
Acontece aqui o seguinte: essa resposta leva à finalização do que o estudante escreve na introdução e possibilita um gancho para desenvolver a proposta de intervenção. Esse efeito de circularidade é muito apreciado pelos corretores da redação no Enem. Ou seja, você já colocou na introdução tudo que será apresentado no texto, inclusive a finalização dele, o que se nota ao terminar a leitura do texto. O corretor: “Hum... essa pessoa voltou àquela afirmação inicial aqui neste último parágrafo. Maravilha!”
(Veja também: cronograma para estudos enem)
Essa técnica, além disso, também evita que se proponha algo não relacionado à tese (erro muito comum entre os candidatos). E esse deslize pode fazer o candidato perder pontuação na competência cinco: proposta de intervenção para o problema abordado.
Quer exemplos? Vamos lá.
“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”
Sugestões: o governo federal deve regulamentar o uso de dados dos usuários na Internet; as redes sociais serem mais transparentes sobre a finalidade da coleta de dados dos internautas; (cuidado ao sugerir censura: isso fere os direitos humanos.
“Democratização do cinema no Brasil”
Sugestões: Sessões com descontos ou sessões populares; incentivos fiscais para abertura de salas em locais descentralizados; programas governamentais junto à secretaria da educação para promover mais acesso às crianças e aos jovens de todos os segmentos de ensino em regiões de difícil acesso.
Desperdício de alimentos no Brasil
Sugestões: os agricultores, a indústria, o empresário devem reaproveitar desperdícios desde a colheita até a oferta ao consumidor com suporte de ações sociais que poderiam alimentar pessoas que enfrentam a fome; o consumidor pode cobrar essas ações de pequenas e médias empresas por meio de abaixo assinados; o cidadão pode compartilhar pequenas ações no seu bairro ou nas redes sociais como incentivo.
Profissionais da educação/valorização do professor
Sugestões: O Governo Federal/Estadual/Municipal deve aumentar o salário dos educadores de acordo com a carga de trabalho (inclusive a parte que não se refere à sala de aula); pode também oferecer mais prêmios como incentivo por inovações em sala de aula; incentivo do governo também para os cursos universitários que formam os professores.
Família contemporânea e sociedade
Sugestões: a mídia pode trabalhar o reconhecimento dos mais variados tipos de família e enfatizar o afeto e a ajuda mútua que leva ao conceito; o Congresso nacional poderia estabelecer junto à população um Estatuto da família democrático a partir de diretrizes completamente novas.
Estudante, amado, após seguir essa e as outras dicas de planejamento que eu te ensinei, você está preparado para escrever o rascunho e ter sucesso na sua redação. A introdução já é montada a partir de um raciocínio completo que é feito antes da escrita e, assim, corre-se menos riscos quanto à perde de pontuação no projeto de texto, coerência, compreensão e desenvolvimento do tema. É sucesso garantido! Tô te falando!

(Recomendo para quem precisa de resumos: Resumos prontos)
Resumindo essa e outras dicas de planejamento da redação:
Após a leitura atenta e interpretação de cada texto da proposta de redação, o estudante deve:
1. problematizar o tema – já existe um outro texto no blog do site www.pnogueira.com que explica e dá exemplos sobre como identificar o problema;
2. reafirmar o que já pensou e pensa sobre o tema (não será um tema desconhecido);
3. fazer uma lista de prós e contras ou de causas e consequências relacionados ao problema que identificou;
4. solucionar, mesmo que não pareça possível.
5. É hora de escrever o primeiro parágrafo!
Ou você pode decorar essas perguntas, se achar melhor:
1. Qual é o problema mais grave?
2. O que eu penso sobre isso?
3. Quais são as causas e consequências (indivíduo e sociedade)?
4. Qual é a melhor forma de resolver?
5. Bora escrever o primeiro parágrafo!
(Recomendo muito para quem quer matemática: UTI de matemática)
Você gostou dessa dica, estudante? Compartilhe agora mesmo com alguém e seja um membro do site para receber mais; basta usar seu melhor e-mail para fazer o login.
E acompanhe nas redes sociais as novidades! Clica aqui:
Um abraço
Paula